quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Quatro práticas da igreja primitiva que não podem ser esquecidas

Atos 2:42 - "E perseveravam na doutrina dos apostolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações."
 
 Nas próximas postagens abordaremos sobre quatro práticas (uma na verdade é uma ordenança da igreja - a ceia) da igreja primitiva que não podem ser esquecidas pela igreja do século atual. Em muitas igrejas esses bons costumes já foram deixados de lado a tempos, em outras, eles têm se esforçado para vencerem as inovações. Que o Senhor nos ajude a sermos melhores em Sua presença.



E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Atos 2:42
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Atos 2:42
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Atos 2:42
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Atos 2:42
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Atos 2:42
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Atos 2:42


1 – Doutrina. (Ensinamento)


      Quando falo em doutrina, por favor não confunda com costumes denominacionais. Doutrina é muito mais que isso.

      Nossos dicionários descrevem “doutrina” como o conjunto de princípios de uma escola literária ou filosófica, de um sistema político, econômico, etc. Ou se você preferir são dogmas de uma religião ou tudo o que é objeto de ensino, disciplina.

      O que me impressiona é que com o propósito de implantar certos tipos de costumes nas igrejas, os homens, ao decorrer do tempo, tem usado a “doutrina” como pretexto, quando na verdade muitos deles estão longe de conhecer ou viver a verdadeira “doutrina dos apóstolos”. O resultado disto são igrejas fundamentadas sobre dogmas humanos e longe do ensinamento da Palavra de Deus.

       Nossa vida cristã deve partir da Palavra para a experiência, se for o contrário, o que fazemos é buscar textos bíblicos que justifiquem nossas atitudes. A grande maioria das seitas ou heresias surgem de experiências embasadas em um ou dois textos bíblicos. Por isso, o ensinamento é fundamental nas igrejas. Será que tem sido assim?

      Nos programas dos cultos atuais constam vários tipos de atrações para os mais variados gostos. Você encontra de tudo. Dança, teatro, apresentações musicais de diversos grupos, "stand up comedy" e pasmem, até artes marciais já foram introduzidas em algumas “liturgias”. Não quero dizer com isto que nosso culto deva ser engessado, cansativo, enfadonho. O que quero dizer é que nos envolvemos com tanta coisa e deixamos os últimos 10 ou 5 minutos dos cultos para a ministração da Palavra de Deus. (Aliás, tem muita coisa que não deveria mesmo fazer parte de nossos cultos) . Se você faz parte de uma igreja assim, desculpe minha sinceridade, não é uma igreja sádia. Precisamos seguir o exemplo da igreja primitiva. E deixe-me rebater seu argumento: a igreja é primitiva, não é primata!

      Eles “perseveravam na doutrina dos apóstolos”, ou seja, perseveravam nos ensinamentos. Precisamos de mensagens com mais conteúdo bíblico, urgente. Citarei alguns textos que nos aconselham a permanecer na boa doutrina, no bom ensinamento bíblico.



1 – Moisés desejava que sua doutrina gotejasse como a chuva;  que fosse  abundante. Dt 32:2

2 – O ensino da Palavra te livra de pecar. Sl 119:11

3 – A Palavra vivifica. Sl 119:50

4 – A Palavra de Deus é eterna. Sl 119:89

5 – A Palavra de Deus é luz. Sl 119:105

6 – A Palavra de Deus é pura. Sl 119:140

7 – A Palavra de Deus é verdade. Sl 119:160

8 – A Palavra de Deus é como fogo ou um martelo que esmiuça a penha. Jr 23:29

9 – Jesus testificou que a Palavra de Deus é a verdade. Jo 17:17

10 – Jesus disse que para ser discípulo tem que permanecer na Palavra. Jo 8:37

11 – Quem não dá ouvido à Palavra, não consegue entender a linguagem do evangelho. Jo 8:43

12 – As pregações da Igreja primitiva explanavam a Palavra. At 2:14-39; 3:12-26; 7:2-53; 8:35; 13:5; 13:16-44; 14:7; 16:13,32; 17:2,3,19-33 (…)

13 - “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Rm 10:17

14 – A Palavra de Deus santifica. 1 Tm 4:5

15 – A Palavra de Deus é viva e eficaz. Hb 4:12

16 – João orienta para não receber aquele que traz doutrinas heréticas. 2 Jo 7-11



Conselhos de Paulo nas cartas pastorais:



1 - “Retendo firme a fiel palavra...” Tt 1:9

2 - “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.” Tt 2:1

3 - “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” Tt 2:7,8

4 – Paulo orienta a Timóteo a não ensinar outra doutrina. 1 Tm 1:3,4

5 – Nos últimos dias surgirão homens ensinando doutrinas de demônios. 1 Tm 4:1

6 - “Conservas o modelo da sã doutrina...” 2 Tm 1:13

7 – O obreiro deve manejar bem a Palavra. 2 Tm 2:15 (Obreiro: todo crente)

8 - “Tu, porém, tens seguido a minha doutrina...” 2 Tm 3:10

9 - “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 2 Tm 3:16-17

10 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências.” 2 Tm 4:2-3

Diante de tantas mudanças e inovações, nunca podemos deixar de pregar e ensinar a Palavra de Deus. Aquele que prega a Palavra não precisa de invencionices, pois ela mesma produz por conta própria, pois disse o Senhor: "Assim será a minha palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." Is 55:11


Em Cristo, Vencedor para sempre!!!

Samuel Eudóxio


Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Isaías 55:11


Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Isaías 55:11


Nenhum comentário:

Postar um comentário